Codem aprova 50 cartas consultas para financiamento de projetos de armazenagem de grãos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

O Codem, Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, que é presidido pela Sedec, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, aprovou 50 cartas consultas que pleiteavam recursos do FCO, Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste, para implantação e ampliação de estrutura de armazenagem de grãos em Mato Grosso.

Neste ano, o FCO vai liberar até 11 bilhões de reais para financiar ações e projetos voltados ao desenvolvimento sustentável dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal. 

Somente em Mato Grosso são mais de três bilhões de reais.

O Codem analisa se as cartas consultas que buscam recursos de financiamentos do Banco do Brasil cumprem as regras estabelecidas por leis, resoluções e portarias do Governo Federal.

Após a aprovação no conselho, o empresário ou produtor rural pode conseguir a liberação dos recursos junto ao Banco do Brasil.

De acordo com informações da Conab, Companhia Nacional do Abastecimento, a capacidade estática de armazenagem em Mato Grosso atingiu pouco mais de 50 milhões de toneladas.

No entanto, apesar do crescimento, o estado continua enfrentando um déficit significativo de armazenagem.

Para a safra 2023/24, é esperado que Mato Grosso produza quase 90 milhões de toneladas de grãos, ou seja, com um déficit projetado de armazenagem de mais de 39 milhões de toneladas.

Ter um local para armazenar grãos continua sendo um desafio em Mato Grosso.