Pesquisa do Imea revela dificuldades enfrentadas pelos produtores com a falta de mão de obra

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O Imea, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, apresentou, nesta segunda-feira, os resultados da pesquisa “Mão de Obra: Um desafio para os produtores rurais em Mato Grosso”.

O evento de divulgação foi realizado no auditório da Famato, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, e conduzido pelo superintendente do Imea, Cleiton Gauer.

Cleiton explicou que o estudo revela um panorama sobre a realidade da mão de obra nas propriedades rurais mato-grossenses, revelando os principais obstáculos que os produtores enfrentam na busca por profissionais capacitados.

O estudo foi desenvolvido pelo Imea em parceria com o Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, e baseou-se em entrevistas realizadas com 392 produtores rurais de 94 municípios mato-grossenses.

Dos entrevistados, 50,51% têm a agricultura como principal atividade; 35,46% são focados na pecuária; e 14,03% não definem uma atividade predominante.

A pesquisa revela que 70,66% dos produtores enfrentam alta dificuldade na contratação de novos funcionários, com apenas 9,18% relatando baixa dificuldade.

A demanda mais urgente concentra-se em operadores de máquinas, com 36,99%, vaqueiros, 20,66%, e profissionais de campo, com 10,71%, evidenciando uma carência significativa de mão de obra qualificada.

O estudo também abordou o perfil dos produtores, características das propriedades e adoção de tecnologias no setor agropecuário.

Representando o Senar Mato Grosso, o gerente da Assistência Técnica e Gerencial, Bruno Farias, destacou a importância do estudo para o planejamento estratégico para os projetos educacionais do Sistema Famato.

A pesquisa está disponível gratuitamente para acesso dos interessados no site do imea.com.br.